Professor Luísa Coheur, from DEI, awarded the Prémio Excelência no Ensino

Professor Luísa Coheur, a faculty member of DEI, has been honored with the Prémio Excelência no Ensino awarded by the Conselho Pedagógico.

The award ceremony will take place on Técnico Day, May 23rd, at 10:40 am in the Salão Nobre of the Alameda campus and will be followed by speeches from the awarded professors.

To get to know this exceptional teacher, nothing is better than sharing her own words (sorry, Portuguese only):

“Luísa Coheur nasceu em Lisboa, é casada, tem três filhos e também já teve uma tartaruga. É licenciada em Matemática Aplicada e Computação pelo Instituto Superior Técnico (IST), é doutorada pelo IST e pela Université Blaise-Pascal, na área de Processamento da Linguagem Natural. Está actualmente a fazer a pós-graduação de um ano em "Pedagogia do Ensino Superior", oferecida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Professora Associada do Departamento de Engenharia Informática do IST e Investigadora no INESC-ID, no grupo de "Human Language Technologies". Os seus tópicos de investigação de eleição recaem sobre os sistemas de diálogo, sistemas de pergunta/resposta e tradução automática (incluindo para a Língua Gestual Portuguesa). Já orientou mais de 70 teses de mestrado e 8 alunos de doutoramento (e alguns destes alunos chamaram Luísa às suas filhas). Actualmente é também membro da Comissão de Gestão do IST-Taguspark, sendo responsável pela linda biblioteca e serviços académicos (organização pedagógica). Já participou em 17 projectos, entre nacionais e internacionais, tem mais de 100 artigos com revisão de pares publicados e  foi distinguida mais de 20 vezes com o Prémio de Excelência no Ensino.

Luísa Coheur adora ensinar e é uma apaixonada por boas histórias. Tem poucas certezas na vida, mas há 3 coisas em que acredita piamente: 1) um estudante motivado faz milagres; 2) com trabalho árduo conseguimos ultrapassar as nossas limitações (não que tenha alguma); 3) podemos fazer trabalho muito sério e rigoroso, e ser extremamente divertido. Assim, tenta que cada aula e cada artigo sejam boas histórias e introduz componentes lúdicas no ensino sempre que fazem sentido (ou seja, muitas vezes). Escape games virtuais e personagens como o inspector Morcela e a Karen ajudam-na a transmitir conhecimento nas suas aulas. Ganhou um projecto de inovação pedagógica em 2019, com um "Escape Game" físico, no campus do Taguspark, que funcionou nesse ano para a disciplina de Lógica para Programação e posteriormente, com ajuda da sua colega Ana Moura Santos, para a de Álgebra Linear (os alunos tinham de resolver desafios relativos a essas disciplinas para "escapar").

Quando tem tempo (infelizmente quase nunca) escreve. Tem três livros e dois contos (não científicos) publicados, tendo dois destes sido premiados. Está a recuperar o que acha ser um verdadeiro palácio em Ferreira do Zêzere, sendo uma orgulhosa pedreira/carpinteira/etc. aos fins de semana. Considera-se uma especialista em gesso cartonado, placas de OSB e cal hidráulica.”

Congratulations, Professor Luísa Coheur!

Tags: