Projeto com marca Técnico finalista do Prémio Jovens Inventores 2023

Filipa Rocha, investigadora do Interactive Technologies Institute (ITI) e Assistente Convidada do Departamento de Engenharia informática do Instituto Superior Técnico é uma das finalistas da competição promovida pelo Instituto Europeu de Patentes.

A investigadora do Interactive Technologies Institute e Assistente Convidada do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, Filipa Rocha, é uma das três finalistas da 2.ª edição do Prémio Jovens Inventores, pelo desenvolvimento de um sistema que facilita a aprendizagem digital inclusiva de crianças com deficiência visual. Desta forma, eliminam-se barreiras educativas e promove-se a literacia digital.

O trabalho da também doutoranda em engenharia informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) assenta na codificação baseada em blocos – uma linguagem de programação em que o programador cria sequências de instruções arrastando e soltando blocos num monitor. Filipa Rocha tornou os blocos tangíveis, decorou-os com ícones de espuma tridimensionais – que podem representar, por exemplo, a direção de um movimento ou a função de fala para comandar o comportamento de um robot – e, assim, permitiu que crianças com deficiência visual possam controlá-lo como se estivessem a jogar num computador.

Cerca de 90 milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo vivem com algum tipo de perda de visão, de acordo com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira. Os professores e pais destas crianças têm dificuldade em encontrar ferramentas e brinquedos educativos convencionais que não tenham de ser adaptados. A invenção da investigadora portuguesa pode ajudar a democratizar o acesso à educação digital.

Os Blockbased Accessible Tangible Programming Systems (BATS), nome da invenção de Filipa Rocha, são resultado do trabalho que a engenheira informática, diplomada pelo Técnico, desenvolve no Interactive Technologies Institute e no LASIGE sob orientação de Hugo Nicolau (Técnico) e Tiago Guerreiro (FCUL).

O vencedor do Prémio Jovens Inventores 2023, do Instituto Europeu de Patentes, será conhecido no próximo dia 4 de julho. Este galardão reconhece a criatividade e talento de jovens inventores com idade igual ou inferior a 30 anos, que tenham desenvolvido soluções tecnológicas para enfrentar problemas globais e ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Notícia originalmente publicada no website do Técnico.