Notícias

img template

Núcleo Estudantil de Informática do Instituto Superior Técnico (NEIIST)

Este grupo dedica-se a dinamizar um conjunto de iniciativas destinadas a todos os que se interessam por Informática (e não só), tendo como principais objetivos:

  • Contribuir para valorização pessoal e o desenvolvimento de competências diversas por parte dos seus colaboradores, bem como por parte de quem participa nas iniciativas por estes organizadas;
  • Estreitar relações entre alunos de diferentes graus académicos, alumni, professores, empresas e outros profissionais na área da Informática;
  • Divulgar os cursos do Departamento de Engenharia Informática.

Nesse sentido, o NEIIST dedica-se a organizar diversos eventos, tais como seminários, apresentações com empresas, sessões de esclarecimento, apresentação do curso em visitas de estudo, divulgação de oportunidades de interesse para os alunos de Informática, etc., sendo a maioria destas iniciativas de entrada livre.

Contacto: neiist@tecnico.ulisboa.pt | http://neiist.tecnico.ulisboa.pt

Secções Autónomas do NEIIST:

Núcleo de Estudantes de Engenharia de Telecomunicações e Informática (NEETI) 

Os membros são alunos que voluntariam o seu tempo e esforço para organizar atividades que visam o desenvolvimento da comunidade escolar:

  • Organização de seminários dos mais diversos temas, bem como atividades culturais e recreativas, para que os alunos possam explorar valências que não são abordadas nas Unidades Curriculares;
  • Contribuição para a divulgação da LETI e METI de forma a que cheguem a cada vez mais alunos, espalhados por todo o país, através de visitas a escolas e presença em eventos como a Futurália;
  • Constante apoio aos alunos, nomeadamente através de um repositório de material de apoio ao estudo, com mais de 70.000 ficheiros, entre os quais exercicios, testes e apontamentos de todas as Unidades Curriculares do curso.
Contacto: geral@neeti.tecnico.ulisboa.pt | http://neeti.tecnico.ulisboa.pt

GameDev Técnico

O GameDev Técnico é um Núcleo de Estudantes do Instituto Superior Técnico que está localizado no campus do Taguspark e tem como objetivo ajudar o desenvolvimento de jogos. Fundado em 2020 a partir do Laboratório de Jogos do IST, o GameDev Técnico é considerado a primeira equipa oficial da universidade focada no desenvolvimento contínuo de jogos e a ter uma proposta única no cenário académico em Portugal. Composto por alunos de diversas formações, como engenharia, artes e design, o GameDev Técnico pretende proporcionar aos alunos a oportunidade de aderir a projetos semelhantes aos que irão encontrar na indústria, de desenvolver o seu portfólio pessoal e de se aproximar das empresas. Assim, ao finalizar os estudos, os alunos estarão familiarizados não só com o trabalho em equipas multidisciplinares seguindo metodologias profissionais, mas também com as várias etapas que envolve o desenvolvimento de um jogo: da conceção à publicação.

Contacto: gamedev@tecnico.ulisboa.pt

Security Team@Tecnico (STT)

A Security Team@Tecnico (STT) é um clube de estudantes do Instituto Superior Técnico cujo objectivo é a criação de um ambiente lúdico de aprendizagem e discussão de problemas, metodologias e técnicas da área de segurança da informação. Fundado em 2014 por cerca de 10 alunos das áreas de Engenharia Informática, Engenharia Electrotécnica, e Matemática, a STT neste momento conta com cerca de 50 alunos (excluindo alumni). O grupo tem reuniões semanais onde são discutidos novos problemas de segurança e técnicas de mitigação, e participa regularmente em competições de CTF (Capture the Flag) tendo participado em mais de 150 edições desde que foi fundada.

Neste momento a equipa encontra-se classificada no top-50 mundial, e no top-20 se restrito apenas a equipas académicas num universo de mais de 1000 equipas. Pelas performances obtidas, a equipa já foi convidada para participar em diversas finais presenciais após qualificações bastante competitivas, destacando-se o 3º lugar obtido na final europeia do CSAW em Grenoble em Novembro de 2018. Reconhecendo o mérito desta iniciativa, a equipa já conseguiu assegurar diversos patrocínios de empresas para as suas actividades e os seus membros são reconhecidos pelas empresas nacionais e internacionais na área da segurança.

Contacto: contact@stt.tecnico.ulisboa.pt | Links: https://sectt.github.io/ | Ranking: https://ctftime.org/team/34619