Notícias

img template

Arquiteturas e Sistemas Operativos [+]

A área científica de Aquiteturas e Sistemas Operativos (ASO) do DEI foca a sua atividade de ensino e investigação nos aspetos infraestruturais dos sistemas computacionais, ou seja, genericamente todos os domínios que vão desde as arquiteturas de hardware até às redes e plataformas distribuídas, e que dão suporte às camadas aplicacionais dos sistemas informáticos. Os seus cerca de 20 docentes e investigadores dedicam-se fundamentalmente a cinco grandes temas: Arquiteturas de Hardware (processamento paralelo e concorrente, sistemas embebidos, aplicações multimédia e de segurança), Sistemas Operativos, Redes de Computadores, Segurança Informática, e Sistemas Distribuídos. A área de ASO está presente nos campi da Alameda e do Taguspark nos espaços do IST e do INESC ID Lisboa.
Coordenador Científico: Prof. Luís Rodrigues

Inteligência Artificial [+]

A área de Inteligência Artificial tem como objetivo a criação de algoritmos e sistemas que exibam comportamento inteligente. O termo deve-se a John McCarthy que, em 1955, o definiu como "a ciência e a engenharia de criar máquinas inteligentes". A área científica de Inteligência Artificial do Departamento de Engenharia Informática integra um conjunto de docentes que cobre, na sua investigação, o grosso dos tópicos deste ramo, incluindo Agentes Autónomos e Sistemas Multi-Agente, Aprendizagem Automática, Inteligência Artificial Quântica, Processamento de Língua Natural, Procura, Representação do Conhecimento e Raciocínio e Robótica Inteligente.
Coordenador Científico: Prof. João Pavão Martins

Interação e Gráficos [+]

A área de Interação e Gráficos (IG) do DEI concentra-se na investigação e ensino em duas disciplinas: Interação Pessoa-Máquina e Computação Gráfica. Esta área permite que professores e alunos entendam como os humanos interagem com as tecnologias informáticas para projetar e moldar como estas influenciam a vida das pessoas e afetam o interesse público em geral. A Computação Gráfica sintetiza domínios digitais reunindo pessoas em comunidades físicas, on-line e assíncronas para inventar, inspirar e redefinir os muitos artefactos, disciplinas e setores criativos e técnicos atingidos pelas tecnologias interativas. A Interação Pessoa-Máquina interpreta o comportamento humano e o desenvolvimento por meio de análises sociais e éticas de como as pessoas se adaptam e usam a tecnologia informática para desenvolverem ferramentas e métodos de conceção que apoiam a eficiência e a criatividade no design. Ao nível do ensino no Tagus Park e na Alameda a Área está suporta UCs da LEIC e de várias especializações e minors dos mestrados tal como dos programas doutorais.
Coordenador Científico: Prof. Joaquim Jorge

Metodologia e Tecnologias da Programação [+]

A área científica de Metodologia e Tecnologias da Programação (MTP) do Departamento de Engenharia Informática é uma área científica que engloba a investigação e a lecionação em diferentes vertentes da Ciência e Engenharia Informática, incluindo temas como a Algoritmia e Estrutura de Dados, a Complexidade Computacional, a Engenharia de Software e as Linguagens de Programação. Tópicos concretos de investigação incluem Bioinformática e Biologia Computacional, Verificação e Validação de Software, Programação Paralela e Concorrente, Programação por Restrições, Software Social, Segurança e Processamento de Língua Natural, entre outros.
Coordenador Científico: Prof. José Monteiro

Sistemas de Informação [+]

A área de Sistemas de Informação do DEI tem como objetivos científicos e pedagógicos principais: (i) ensinar/investigar os fundamentos para lidar com as empresas enquanto organizações, vistas como sistemas complexos dos quais os sistemas de informação fazem parte; e (ii) ensinar/investigar os fundamentos para conceber e operar sistemas informáticos onde a complexidade da informação e processos é elevada, quer em função da quantidade de dados a processar e interpretar, quer da dimensão das organizações e comunidades que os utilizam. Para os atingir, é requerida a prática e conhecimentos especializados para o desenvolvimento de atividades de investigação e inovação em engenharia de sistemas de informação ou engenharia e ciência de dados. O ensino destas competências é repartido entre Alameda e Tagus Park, com concentração nos cursos de engenharia informática em computadores (licenciatura, mestrado e doutoramento), e participação em vários ciclos de estudos no IST com módulos de aprendizagem em sistemas de informação empresariais/organizacionais e de engenharia e ciência de dados.
Coordenador Científico: Prof. José Borbinha