Sobre o DEI
1998O Departamento de Engenharia Informática foi criado em 1998. | + de 2280Número de estudantes matriculados em cada ano letivo nos vários cursos do DEI. | 80O DEI tem um corpo de 80 docentes de carreira e investigadores |
Apresentação
A missão do DEI é contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um ensino superior de excelência na área da Engenharia Informática, nas vertentes de graduação e pós-graduação, levando para tal a cabo atividades de Investigação,
Desenvolvimento e Inovação ao nível dos mais elevados padrões internacionais.
Apesar de ser dos departamentos mais recentes do IST (criado em setembro de 1998) é hoje o maior departamento do IST em número de alunos. A crescente importância da Informática nas mais variadas vertentes da sociedade tem levado ao reforço da formação nesta área, quer em termos de novos cursos quer em termos do aumento do número de alunos por curso. Este aumento tem sido acompanhado pelo reforço do corpo docente, sendo hoje um dos departamentos do IST mais jovens do IST.
O desenvolvimento de recursos docentes para este sector, conduzida com base numa política de prática efetiva de investigação e desenvolvimento, sediada nos centros e institutos de investigação, tem como resultado um corpo docente com projeção e impacto nacional e internacional, e com uma qualidade que dignifica a tradição de excelência do IST.
A estrutura letiva tem como base a Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC), uma das licenciaturas de maior dimensão no IST e a maior e com mais procura em Engenharia Informática oferecida pelas Universidades Portuguesas, e o Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC) com uma oferta muito abrangente e atual de área científicas, com um crescimento significativo do número de candidatos. Naturalmente, dada a natureza da Informática, o DEI tem tido uma participação crescente num conjunto de outros cursos do IST.