Bolsas de estudo Xpand IT: “Este apoio tem sido essencial no meu percurso académico”

A afirmação é de Sara Machado, uma das bolseiras do programa “Xpand IT, Missão Aproximar – Educação”, mas a ideia foi realçada por todos os bolseiros ao longo da cerimónia de renovação das bolsas de estudo.

Decorreu esta quarta-feira, 3 de novembro, a cerimónia de renovação das 4 bolsas de estudo concedidas pela Xpand IT a estudantes do curso de Engenharia Informática. Mais do que uma ocasião para aproximar alunos e mecenas, estes eventos são uma oportunidade única para que os bolseiros possam traduzir em algumas palavras o agradecimento que os invade, e foi isso mesmo que André Gonçalves, Daniela Castanho, João Simões e Sara Machado, os quatro atuais bolseiros do programa Xpand IT, Missão Aproximar – Educação” fizeram nos minutos que lhes foram concedidos.

Cada um ao seu jeito, os bolseiros não se cingiram aos agradecimentos, e fizeram questão de clarificar o impacto destas bolsas nos seus percursos académicos, reconhecendo a generosidade dos mecenas e realçando a aprendizagem que advém das horas de voluntariado que realizam.

“Devo agradecer não só pelo apoio financeiro, mas também por nos fazerem sair da nossa zona de conforto. O voluntariado que tenho feito tem-me permitido fazer coisas muito interessantes e diferentes”, declarou João Simões, expressando a sua vontade de conhecer melhor a empresa mecenas.  “Tenho a certeza que quando for à procura de estágio ou de emprego a primeira porta onde vou bater é a da Xpand IT”, disse.

Ao salientar que “este apoio tem sido essencial no meu percurso académico”, denotando  “a estabilidade e conforto” que lhe permite ter, Sara Machado vincou que a bolsa lhe tem permitido focar-se “no meu desenvolvimento académico e também pessoal, porque também acabamos todos por crescer nestes anos”.

Além dos estudantes, também o vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, professor Alexandre Francisco, fez questão de expressar a gratidão da Escola à Xpand IT “pela contribuição e ajuda aos nossos estudantes ao longo destes anos”. O docente congratulou ainda os alunos pela conquista destas bolsas e pelos bons resultados que lhes permitem ter acesso às mesmas.

Rui Maia, partner e Chief Human Resources Officer (CHRO) da tecnológica portuguesa, agradeceu as palavras, lembrando que o propósito deste programa é ajudar os alunos a ter sucesso, e salientando por isso a sua satisfação por perceber que o mesmo está a ser alcançado como as notas dos bolseiros o demonstram. “É de forma completamente desinteressada que promovemos este apoio, não o fazemos com um interesse secundário de a captar a atenção dos alunos”, realçou, lembrando que esta é apenas uma das “várias iniciativas com o Técnico”, “cada uma com um propósito diferente”. Um exemplo disto mesmo, e como recordou Rui Maia, é o apoio concedido pela tecnológica para a renovação dos laboratórios de Informática.

Apesar de não querer repetir o que já havia sido dito, mas sabendo que era inevitável salientar a preponderância destas bolsas, o professor Daniel Gonçalves, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) e representante da direção, vincou o quão crucial é “a estabilidade” conferida por estas bolsas que permitem aos alunos “centrar-se nos seus estudos sem preocupações adicionais”. “Este exemplo da Xpand IT, infelizmente não é muito comum em Portugal, mas é de louvar quando acontece. Certamente muito mais alunos podem beneficiar deste apoio e ver a sua vida facilitada por iniciativas deste género”, declarou o docente.

O programa Xpand IT, Missão Aproximar – Educação teve início no ano de 2016, e surgiu como um dos pilares fundamentais do programa de responsabilidade social organizado pela empresa. O principal objetivo passa por apoiar estudantes de Engenharia Informática com mérito académico e cuja situação social mereça este apoio, permitindo assim aos alunos uma maior estabilidade financeira no decorrer do seu percurso escolar.