Professora do DEI galardoada com o Prémio Excelência no Ensino

A Professora Luísa Coheur, docente do DEI, foi distinguida com o Prémio Excelência no Ensino atribuído pelo Conselho Pedagógico.

A entrega do prémio terá lugar no Dia do Técnico, 23 de maio, pelas 10h40 no Salão Nobre do campus da Alameda e será seguida por uma intervenção dos Professores galardoados.

Para conhecer um pouco mais esta docente excecional, nada melhor que deixar aqui as suas próprias palavras:

“Luísa Coheur nasceu em Lisboa, é casada, tem três filhos e também já teve uma tartaruga. É licenciada em Matemática Aplicada e Computação pelo Instituto Superior Técnico (IST), é doutorada pelo IST e pela Université Blaise-Pascal, na área de Processamento da Linguagem Natural. Está actualmente a fazer a pós-graduação de um ano em "Pedagogia do Ensino Superior", oferecida pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É Professora Associada do Departamento de Engenharia Informática do IST e Investigadora no INESC-ID, no grupo de "Human Language Technologies". Os seus tópicos de investigação de eleição recaem sobre os sistemas de diálogo, sistemas de pergunta/resposta e tradução automática (incluindo para a Língua Gestual Portuguesa). Já orientou mais de 70 teses de mestrado e 8 alunos de doutoramento (e alguns destes alunos chamaram Luísa às suas filhas). Actualmente é também membro da Comissão de Gestão do IST-Taguspark, sendo responsável pela linda biblioteca e serviços académicos (organização pedagógica). Já participou em 17 projectos, entre nacionais e internacionais, tem mais de 100 artigos com revisão de pares publicados e  foi distinguida mais de 20 vezes com o Prémio de Excelência no Ensino.

Luísa Coheur adora ensinar e é uma apaixonada por boas histórias. Tem poucas certezas na vida, mas há 3 coisas em que acredita piamente: 1) um estudante motivado faz milagres; 2) com trabalho árduo conseguimos ultrapassar as nossas limitações (não que tenha alguma); 3) podemos fazer trabalho muito sério e rigoroso, e ser extremamente divertido. Assim, tenta que cada aula e cada artigo sejam boas histórias e introduz componentes lúdicas no ensino sempre que fazem sentido (ou seja, muitas vezes). Escape games virtuais e personagens como o inspector Morcela e a Karen ajudam-na a transmitir conhecimento nas suas aulas. Ganhou um projecto de inovação pedagógica em 2019, com um "Escape Game" físico, no campus do Taguspark, que funcionou nesse ano para a disciplina de Lógica para Programação e posteriormente, com ajuda da sua colega Ana Moura Santos, para a de Álgebra Linear (os alunos tinham de resolver desafios relativos a essas disciplinas para "escapar").

Quando tem tempo (infelizmente quase nunca) escreve. Tem três livros e dois contos (não científicos) publicados, tendo dois destes sido premiados. Está a recuperar o que acha ser um verdadeiro palácio em Ferreira do Zêzere, sendo uma orgulhosa pedreira/carpinteira/etc. aos fins de semana. Considera-se uma especialista em gesso cartonado, placas de OSB e cal hidráulica.”

Muitos parabéns Professora Luísa Coheur!

Tópicos: