A MasterTalk do Professor Arlindo Oliveira, sobre Engenharia Informática, atraiu muitos participantes

No passado dia 16 de novembro, o auditório principal do Centro de Congressos do IST acolheu  todos os que quiseram estar presentes na MasterTalk proferida pelo Prof. Arlindo Oliveira sobre os desafios da Engenharia Informática.

O Professor Arlindo Oliveira fez uma breve revisão da história dos avanços tecnológicos na computação e inteligência artificial e a palestra abordou assuntos como modelos estatísticos de linguagem (como o ChatGPT) ou diferentes tipos de algoritmos para descrever e gerar imagens. Em foco esteve a possibilidade que o Mestrado oferece aos alunos nas áreas de visão, diagnóstico médico, desenvolvimento de jogos, bioinformática, criação artística e de edifícios, processamento da linguagem, deepfakes, cibersegurança ou condução autónoma, além de ciência de dados.

A sessão foi moderada por Susana Moreno Monteiro, aluna do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC). Como representante do Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática (METI) esteve a aluna Sara de Amaral Sant'Ana.

Para os muitos alunos presentes, alguns não provenientes do Técnico, esta foi uma excelente oportunidade para esclarecer dúvidas sobre os possíveis percursos académicos.

Aproveitando a ocasião, o DEI expôs no átrio do Centro de Congressos posters de trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos Doutoramentos do DEI. Esta mostra revelou a investigação em tópicos variados, captando a atenção de todos que ali passaram.

Notícia também disponível aqui: https://s.rnl.pt/MasterTalk_DEI