Wednesdays@DEI: Talks, 28-05-2025

Autor e vínculos: Professor Mário Alexandre Teles de Figueiredo, IST/DEEC

Bio: Mário Figueiredo é doutorado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, onde é Professor Catedrático Distinto e detentor da Cátedra Feedzai em Aprendizagem Automática. É investigador coordenador de área no Instituto de Telecomunicações. Recebeu várias distinções, nomeadamente: Fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), Fellow da International Association for Pattern Recognition (IAPR), Fellow da European Association for Signal Processing (EURASIP), Fellow do European Laboratory for Learning and Intelligent Systems (ELLIS). É membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Portuguesa de Engenharia.

Título: Conclusões e Recomendações da Comissão de Avaliação da Eficiência Formativa (CAEF)
Resumo: Esta apresentação abordará as principais conclusões e recomendações do relatório da Comissão de Avaliação da Eficiência Formativa (CAEF) do 1º Ciclo do IST. O diagnóstico principal aponta para uma degradação da experiência académica dos estudantes, devida a vários factores: carga de trabalho elevada, calendário académico desajustado (com a organização em quarters a ser um ponto crítico), um número significativo de unidades curriculares com baixa taxa de sucesso e métodos de avaliação inadequados. Estes problemas estão a afetar a progressão dos alunos e a retenção de talento para os segundos ciclos. Face a isto, o relatório propõe, entre outras medidas, uma reflexão profunda sobre o calendário académico, com uma sugestão de regresso a um modelo semestral, a implementação de um sistema para identificar e corrigir unidades curriculares problemáticas e, crucialmente, uma mudança de paradigma cultural no ensino, incentivando a curiosidade e o pensamento crítico. O objetivo é valorizar a qualidade da formação e a experiência dos nossos  estudantes no IST.

Tópicos: