Wednesdays@DEI: Talks, 13-03-2024

Autor e vínculos: Raquel Aires-Barros, Professora Catedrática, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Bio: Sou Professora Catedrática do Departamento de Bioengenharia do Instituto Superior Técnico, e investigadora do Instituto de Bioengenharia e Biociências (iBB). Licenciei-me no Instituto Superior Técnico em 1984 em Engenharia Química. Fui investigadora convidada no Massachusetts Institute of Technology (MIT) entre 1986-1987. Obtive o mestrado em Biotecnologia (Engenharia Bioquímica) , o doutoramento em Engenharia Química e a agregação (2001) pelo IST. Fui Vice-Presidente do Conselho Científico e membro da Comissão Coordenadora do Conselho Científico do IST (2007-2009). Entre 2012 e 2020 fui Presidente do Conselho Pedagógico do IST. Desde 2021 que sou Vice-Presidente do Conselho de Escola do IST. Em 2022 fui nomeada Provedora do Ensino do Técnico. No iBB lidero um grupo de investigação focado no desenvolvimento de novos processos para a produção e purificação de biofármacos e no desenvolvimento desses processos à microescala. Sou presidente da secção Downstream Processing (DSP) da European Society of Bioochemical Engineering Sciences (ESBES); e presidente da Sociedade Portuguesa de Biotecnologia.  Sou editora da revista Separation and Purification Technology. Orientei mais de 70 dissertações de mestrado e doutoramento e sou autora/co-autora de mais de 250 artigos e capítulos de livros nas áreas de Biotecnologia e Bioengenharia.

Título: Valores Orientadores: por um ambiente aberto e acolhedor

Resumo: Os nossos Valores e Comportamentos estão no cerne de tudo o que fazemos. Eles guiam o nosso comportamento como comunidade Técnico. Ao definir esses Valores e Comportamentos e ao incorporá-los na nossa vida quotidiana de trabalho e estudo, podemos compreender melhor o que se espera de nós, reconhecer e apoiar comportamentos positivos, e abordar ativamente condutas inadequadas.

Depois de ter sido identificada a necessidade de mapear as perceções e necessidades da comunidade do Técnico no que respeita aos Valores e Comportamentos esperados de cada elemento que a constitui, a Vice-Presidente para a Gestão Administrativa do Conselho de Gestão do Técnico, Helena Geirinhas Ramos, constituiu um grupo de trabalho independente para a conceção e desenvolvimento de um guia que compilasse os valores orientadores e comportamentos alinhados com a missão e valores da instituição. O Grupo de Trabalho foi liderado pela docente Raquel Aires Barros, e contou com a participação da estudante Inês Sá, os técnicos administrativos Isabel Gonçalves, João Patrício e Marta Pile, os docentes Nuno Mamede e Patrícia Figueiredo e a investigadora Joana Lobo Antunes.

O Grupo de Trabalho identificou cinco valores: Respeito, Colaboração, Excelência, Integridade e Inovação. A comunidade Técnico foi chamada a participar na definição destes valores e nos comportamentos e atitudes que são esperados de nós como membros desta comunidade. Realizaram-se 9 sessões de grupos de discussão, com a participação de 82 voluntários e foram registadas 55 contribuições por meio de um formulário online. A participação foi aberta a todos os estudantes, trabalhadores técnicos e administrativos, docentes e investigadores.

O resultado foi compilado no guia “Valores Orientadores – por um ambiente aberto e acolhedor”, que está disponível no website da Provedoria aqui: https://provedoria.tecnico.ulisboa.pt/valores-e-comportamentos/