Testemunhos: o que dizem os nossos Estudantes Excelentes

Nesta edição da série “Testemunhos” entrevistamos o Rúben Inácio, galardoado com um Prémio de Mérito Académico Jerónimo Martins em Engenharia Informática e de Computadores 2022/2023.

Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST.

Sou o Rúben, tenho 23 anos e vim de Faro para estudar no IST. Ao longo dos últimos 5 anos estudei engenharia informática e de computadores tanto na licenciatura, no taguspark, como no mestrado, na alameda. No mestrado tive a oportunidade de dar aulas práticas de fundamentos de programação e de introdução aos algoritmos e estruturas de dados, ambas UCs de licenciatura. Para além disso, tive a oportunidade de fazer uma tese de carácter mais interdisciplinar, com o objetivo de estudar modelos de aprendizagem profunda para melhorar a identificação de partículas, pelo que também expandi o meu conhecimento nesta área da física.

O que significou pessoalmente ganhar este prémio?

Fiquei contente por ganhar este prémio, uma vez que reconheceu a qualidade do trabalho que eu desenvolvi com muito esforço e muita dedicação. Também estou agradecido por ter tido a oportunidade de partilhar não só o meu trabalho, mas também um pouco daquilo que é a investigação para identificar partículas.

Por que é que prémios como este são importantes?

Considero que estes prémios são importantes por vários motivos. Em primeiro lugar, pode motivar qualquer pessoa a esforçar-se para elevar ao máximo a qualidade do seu trabalho. Em segundo lugar, dá a oportunidade a empresas (como a Jerónimo Martins) de conhecerem melhor os trabalhos que são desenvolvidos no contexto das teses em engenharia informática no IST. Finalmente, dá a oportunidade ao IST de ter um contacto mais próximo com estas empresas, sendo benéfico para ambas as partes.

Na tua opinião (além de prémios ;) ), o que pode e deve ser feito para atrair mais alunos e alunas para a Engenharia Informática e de Computadores no Técnico?

Cada vez mais creio que esta é uma área muito procurada pelos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior e, consequentemente, estudantes que pretendem ingressar no IST. Por isso, mais do que atrair mais pessoas acredito que seja mais importante manter o interesse que já existe e tem vindo a crescer. De qualquer das formas, considero que uma forma de atingir esse objetivo passa por ter e divulgar mais equipas que se dedicam a projetos ou competições no âmbito desta área. Neste momento já existe a STT na área da cibersegurança, mas não conheço casos noutras áreas como por exemplo a inteligência artificial.

Tens algum conselho para futuros alunos e alunas de Engenharia Informática e Computadores do Técnico?

Na minha opinião, quanto melhor aprenderem as bases da área, mais fácil é a progressão ao longo do curso. Por exemplo, UCs como fundamentos de programação e introdução aos algoritmos e estruturas de dados vão ser muito úteis ao longo do curso, e a maior parte das UCs do primeiro ano vão ser úteis para alguma UC/área no futuro (por exemplo, álgebra linear e cálculos são muito úteis para aprendizagem e inteligência artificial no geral).