Testemunhos: o que dizem os nossos Estudantes Excelentes

Nesta edição da série “Testemunhos” entrevistamos o Rafael Poças, galardoado com um Prémio de Mérito Deloitte em Ciência de Dados (2021/2022).

Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST.

O meu nome é Rafael Poças, tenho 24 anos, e sou de Évora. Ingressei em Engenharia Informática e de Computadores no Técnico em 2017. Durante o curso participei na equipa FST Lisboa. Através da plataforma Job Bank do Técnico também me foi possível fazer um estágio de verão e trabalhar em part-time durante parte do curso.

No mestrado, fiz especialização nas áreas de sistemas distribuídos e sistemas inteligentes. No último ano do mestrado vim trabalhar para o CERN através do protocolo que existia entre o CERN e IST, onde me encontro neste momento, como Full-Stack Software Engineer.

O que significou pessoalmente ganhar este prémio?

Pessoalmente, serviu como validação e reconhecimento do esforço investido na cadeira de Ciência de Dados. A existência deste prémio também serve como confirmação de que as competências que adquirimos não só têm valor académico, mas também são altamente relevantes e têm aplicações práticas no mundo profissional.

Por que é que prémios como este são importantes?

Prémios como este são importantes porque demonstram que o trabalho dos alunos e professores é reconhecido no mundo profissional, por empresas como a Delloite, especialmente na área da ciência de dados. Juntamente com a entrega deste prémio houve um evento em que a Delloite se deu a conhecer a alunos do Técnico, sendo importante para fazer a ligação entre o mundo académico e profissional.

Além de reconhecer o meu trabalho com um prémio monetário, a Delloite também contribuiu com uma doação monetária à instituição, com o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade da educação, sendo importante não só como investimento no futuro da UC de Ciência de Dados, mas também como reconhecimento da qualidade do seu ensino no Instituto Superior Técnico.

Na tua opinião (além de prémios ;) ), o que pode e deve ser feito para atrair mais alunos e alunas para a Engenharia Informática e de Computadores no Técnico?

Na minha opinião deverá ser divulgada informação dirigida aos alunos de ensino secundário, que os motive a escolher esta instituição, em particular o curso de informática. Por exemplo informação que demonstre que o curso tem empregabilidade e que há bastante procura por parte das empresas.

Também mostrar que o Técnico é uma instituição reconhecida, por exemplo através de histórias de sucesso e conquistas por parte de docentes, que demonstrem que o ensino é de excelência.

Outro fator pode ser publicitar os núcleos de estudantes que existem no Técnico, que mostrem aplicações práticas dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes na área de informática.

Tens algum conselho para futuros alunos e alunas de Engenharia Informática e Computadores do Técnico?

Ao longo do curso, principalmente durante momentos de maior exigência de trabalho, é fácil cair na armadilha de apenas memorizar a matéria só com o objetivo de passar às cadeiras. Por vezes, é bom dar um passo atrás e perceber não só a razão para estarmos a estudar um certo tema, mas também para realmente entender a lógica e dominar os fundamentos desse tema, de forma a construir uma base sólida para o futuro.