Testemunhos: o que dizem os nossos Estudantes Excelentes

Nesta edição da série “Testemunhos” entrevistamos o Tomás Esteves, galardoado com um Prémio de Mérito Celfocus em Engenharia de Software em 2023.

Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST.

Olá, o meu nome é Tomás Esteves, sou atualmente aluno de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico. Estou a especializar-me em Sistemas Distribuídos e Cibersegurança. Fiz a Licenciatura também no Técnico, tendo como cadeiras favoritas a de Sistemas Operativos, Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Além destas, uma cadeira que também me marcou foi a de Engenharia de Software. Esta cadeira tem um projeto que permite perceber como é o desenvolvimento de software em empresas, algo que vai ser útil no futuro. Faço parte da equipa dos bolseiros do DEI, onde desenvolvo aplicações para o departamento.

O que significou pessoalmente ganhar este prémio?

Para mim, este prémio reflete tudo o que trabalhei durante a licenciatura: Ter projetos de que me sinto orgulhoso e saber trabalhar em equipa. Quero agradecer a todos os meus colegas de grupo porque apesar de não terem ganho o prémio diretamente, sem eles não teria sido possível.

Por que é que prémios como este são importantes?

Estes tipos de prémios permitem não só motivar os alunos a fazerem projetos de qualidade, mas também a trabalharem em equipa. Permite ao Técnico fazer parcerias com empresas e permite contacto direto entre alunos e empresas.

Na tua opinião (além de prémios ;) ), o que pode e deve ser feito para atrair mais alunos e alunas para a Engenharia Informática e de Computadores no Técnico?

Acredito que fornecer um ensino de qualidade é o suficiente para atrair mais alunos para Engenharia Informática e de Computadores no Técnico. Alunos que estejam a fazer o curso e que estejam satisfeitos com o ensino vão recomendar o curso a outros alunos, que por si vai levar a uma maior procura.

Tens algum conselho para futuros alunos e alunas de Engenharia Informática e Computadores do Técnico?

Ter um bom grupo de colegas de curso vai ajudar muito, pois podem discutir ideias e ajudar-se mutuamente.

Diria para se juntarem a núcleos ou associações, para aprender além do que é ensinado nas cadeiras.