Bytes de Brilho: alunas excepcionais na Engª Informática e de Computadores

Nesta edição da Bytes de Brilho entrevistamos a Teresa Correia, galardoada com uma das E-REDES Top Women Scholarship em 2023.

Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST

Tenho 22 anos, sou de Lisboa e gosto muito de ler e ver filmes. Escolhi o curso de Engenharia Informática e de Computadores no final do secundário como primeira opção apesar de até ao início do 12o ano nunca ter considerado qualquer área dentro da engenharia. Quando chegou a altura de escolher as cadeiras de mestrado, como ainda não sabia bem que áreas queria seguir em específico, escolhi duas que conectavam os meus interesses num geral: Sistemas Distribuídos e Interação e Visualização. Estou agora no segundo ano de mestrado a fazer a minha tese na área de visualização de informação.

O que significou pessoalmente ganhar este prémio?

Receber o prémio foi muito gratificante e diria que é um reconhecimento do esforço ao longo destes anos. Também significa que durante este próximo ano de mentoria ficarei a conhecer melhor a vida profissional na E-Redes e certamente melhorarei certas soft skills.

Porque é que prémios como este são importantes?

Penso que são importantes por celebrarem as mulheres em STEM, que na maioria dos casos são uma minoria. Talvez a existência destes prémios seja um maior incentivo para mulheres considerarem uma possível saída profissional nas áreas de engenharia.

Na tua opinião (além de prémios ;) ), o que pode e deve ser feito para atrair mais mulheres para a ciência?

Talvez a partilha de testemunhos de mulheres nestas áreas de engenharia onde exploram, no que trabalham e dificuldades que enfrentaram. Isto na tentativa de aproximar um pouco a realidade dessas mulheres à das que estão prestes a escolher o que seguir após o secundário, sendo que por vezes podem não saber que tipo de trabalho podem fazer ao escolher um caminho nessas áreas.

Tens algum conselho para futuras alunas de Engenharia Informática e Computadores do Técnico?

Diria que resiliência é uma das melhores características que podem ter. Não terem receio de procurar ajuda e de tirar dúvidas tanto com professores como com alunos de anos passados e não deixarem acumular muita matéria até a época de exames.