Bytes de Brilho: alunas excepcionais na Engª Informática e de Computadores

Nesta edição da Bytes de Brilho entrevistamos a Raquel Chin, galardoada com uma das E-REDES Top Women Scholarship em 2023.

Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST

Olá, sou a Raquel, tenho 23 anos, e esta bolsa de mérito marca um capítulo significativo na minha jornada pelo IST. Ao candidatar-me, estava nos momentos finais do mestrado em Engenharia Informática e Computadores. Agora, com alegria, partilho que concluí o curso com distinção, e esta bolsa representa não apenas um reconhecimento académico, mas também o fecho marcante do meu percurso pelo Técnico.

A minha passagem pelo IST foi focada no mestrado, onde me especializei em jogos e interação e visualização. Apesar da brevidade da minha passagem, encontrei excelentes professores e orientadores, que enriqueceram a  minha jornada académica e fortaleceram a minha paixão pela área. Este prémio não só reflete o meu esforço, mas também o apoio valioso recebido ao longo desta jornada.

O que significou pessoalmente ganhar este prémio?

Ganhar esta bolsa de  mérito é acima de tudo uma enorme realização pessoal para mim. Esta é uma conquista que representa o reconhecimento de todo o esforço e dedicação investidos nos últimos dois anos. Estou honrada por receber este prémio, que não apenas celebra o meu percurso académico, mas também destaca a importância de apoiar e promover a diversidade de género em áreas tão fundamentais como a Engenharia Informática e Computadores.

Porque é que prémios como este são importantes?

Prémios como este não só incentivam as alunas a atingir maiores resultados, como também vêm a desempenhar um papel importante para enfrentar a desigualdade de género no IST e em áreas de Engenharia em geral, passando a mensagem de que as mulheres têm um lugar vital e valioso nas áreas de engenharia e tecnologia.

Ao destacar e premiar as conquistas das mulheres, incentivamos mais jovens a considerarem carreiras em STEM, construindo assim uma comunidade mais rica e diversificada.

Além disso, beneficiam empresas, permitindo a identificação de talentos entre as melhores alunas de instituições de renome, promovendo assim a diversidade e inovação no ambiente profissional.

Na tua opinião (além de prémios ;) ), o que pode e deve ser feito para atrair mais mulheres para a ciência?

Para atrair mulheres para a ciência é importante promover ambientes inclusivos e campanhas de consciencialização, desde cedo, que mostrem às jovens que este campo é acessível e recompensador. Claro que isto deve ser acompanhado pelo esforço dos setores profissional e académico em criar políticas que promovem a igualdade de oportunidades entre géneros, incentivando e recompensando a presença de modelos femininos de sucesso.

Tens algum conselho para futuras alunas de Engenharia Informática e Computadores do Técnico?

O meu conselho para futuras alunas é simples: abracem a curiosidade e escolham aquilo que vos parece mais interessante e divertido, mas acima de tudo nunca subestimem o vosso potencial.

No meu caso, a média de licenciatura não foi excepcional, mas ao focar-me em tópicos que genuinamente despertaram o meu interesse, alcancei resultados excepcionais. A paixão pelo que fazemos não só torna o caminho mais gratificante, mas também é um impulso poderoso para o sucesso académico. Portanto, não tenham receio de explorar as áreas que realmente vos fascinam e permitam que essa paixão guie o vosso percurso.

Tópicos: