Bytes de Brilho: alunas excepcionais na Engª Informática e de Computadores

Nesta edição da Bytes de Brilho entrevistamos a Camila Bertelli, galardoada com uma das E-REDES Top Women Scholarship em 2023.

Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST

Meu nome é Camila Bertelli, tenho 23 anos e estou agora no último ano de mestrado em Engenharia Informática e de Computadores no Taguspark. Desde 2015, quando estava começando o meu ensino secundário, tinha muito interesse pela área da informática. Vim para Portugal em 2018, após conclusão do ensino secundário no Brasil e após pesquisar sobre minhas opções como faculdade, vi logo que o IST era a opção certa para mim. Quando chegou o momento de avaliar se deveria seguir mestrado ou não, a escolha também estava clara, uma vez que gostaria de aprofundar os meus conhecimentos, seguindo então as áreas de Interação e Visualização, e Engenharia e Ciência de Dados.

O que significou pessoalmente ganhar este prémio?

Para mim, ganhar este prémio foi incrível, foi ter todos os anos de esforço e dedicação reconhecidos.

Porque é que prémios como este são importantes?

Prémios como este ajudam a dar visibilidade a um problema de longa data e parabenizam as mulheres em uma área onde são minoria.

Na tua opinião (além de prémios ;) ), o que pode e deve ser feito para atrair mais mulheres para a ciência?

Acho que deveriam haver mais mulheres falando sobre suas experiências nas escolas. Em feiras de faculdades, chamarem pelas mulheres e mostrarem que a engenharia e ciência também são opções.

Tens algum conselho para futuras alunas de Engenharia Informática e Computadores do Técnico?

Por mais difíceis que as coisas pareçam, não desistam. Não tenham medo de perguntar, até mesmo aquelas dúvidas mais "tontas", porque é assim que se aprende mais.