Bytes de Brilho: alunas excepcionais na Engª Informática e de Computadores

Nesta edição da Bytes de Brilho entrevistamos a Daniela Costa, vencedora do Prémio de Mérito Sky em Algoritmos para Lógica Computacional 2024/2025.
Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST.
Chamo-me Daniela Borges Costa, sou de Coimbra onde fiz a licenciatura em Engenharia Informática e vim para o técnico em 2023 para fazer o mestrado em Engenharia Informática e de Computadores.
O que significou pessoalmente ganhar esta competição?
Ganhar este prémio foi um reconhecimento do meu trabalho, não só na unidade curricular de Algoritmos para Lógica Computacional, mas em todas as cadeiras ao longo do meu percurso académico, pois sempre me esforcei a dar o meu melhor em tudo o que faço.
Para além disso, como uma estudante deslocada, este prémio permite-me amparar os custos associados com vir viver para Lisboa. Estes custos são o maior obstáculo ao meu estudo em Lisboa e é bastante recompensador conseguir atenuá-los através do meu trabalho.
Porque é que prémios como este são importantes?
Estes prémios são importantes não só para motivar os alunos mas também como uma demonstração que o seu trabalho tem um significado para além das notas. O facto de ser um prémio atribuído por uma empresa não só a um aluno mas também ao Departamento de Engenharia Informática mostra o interesse dos parceiros do IST em melhorar a qualidade do ensino e em recompensar os alunos, o que eu considero ser bastante motivador.
Na tua opinião (além de prémios ;) ), o que pode e deve ser feito para atrair mais mulheres para a ciência?
Na minha opinião, para atrair mais mulheres para a ciência é importante reconhecer e partilhar as mulheres já presentes na área, tanto como alunas, professoras e trabalhadoras. Muitas vezes eu sinto-me apreensiva quando sou a única ou uma de poucas mulheres numa sala de aulas, algo que é infelizmente comum em informática. Mas, ao lembrar-me de mulheres que me inspiram e ao saber que a minha presença poderá inspirar outras mulheres a seguirem esta área sinto-me motivada a continuar.
Tens algum conselho para futuras alunas de Engenharia Informática e Computadores do Técnico?
Se gostam verdadeiramente desta área, não se deixem intimidar por haver poucas mulheres, mas foquem-se em dar o vosso melhor e provar que mulheres não só pertencem à Engenharia Informática e de Computadores, mas podem ser excepcionais no seu trabalho.