Professor do DEI coordena equipa de desenvolvimento do AMALIA

Alberto Abad, professor do DEI, é responsável, através do INESC-ID, pela coordenação do processamento de linguagem multimodal, nomeadamente na integração da linguagem falada, no AMALIA (Assistente Multimodal Automático com Inteligência Artificial). Isto permitirá que o AMALIA não só seja capaz de interpretar texto, mas também de receber e processar fala e imagens, dando-lhe “ouvidos” e “olhos”, enquanto o “cérebro” gera respostas textuais precisas e contextualizadas.
O AMALIA será o primeiro Modelo de Linguagem de Grande Escala (LLM) português, concebido de raiz para refletir e preservar a riqueza da língua e identidade portuguesas, sendo desenvolvido para compreender, processar e gerar conteúdos em português europeu, captando as nuances tanto da linguagem como da cultura.
Apoiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal e coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o projeto AMALIA está a ser desenvolvido por um consórcio nacional composto por instituições académicas e de investigação de topo. Este consórcio inclui a Universidade de Lisboa, através do Instituto Superior Técnico, a Universidade NOVA, a Universidade do Porto, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Minho e os laboratórios nacionais NOVA LINCS, IT, INESC TEC, CISUC/LASI e ALGORITMI/LASI. Especialistas da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Évora também estão a contribuir.
(imagem: INESC-ID)