Olá! Ganhámos o DISCRETION

Na Exame Informática nº326 de Agosto 2022 poderá obter mais informação sobre o projeto DISCRETION no artigo "Portugal na criação de uma rede de comunicação quântica europeia".

O projeto “Disruptive SDN secure communications for European Defence” (DISCRETION), que conta com a participação do Técnico, foi um dos 26 projetos selecionados pela Comissão Europeia no âmbito da call de 2020 do Programa Europeu de Desenvolvimento Industrial no domínio da Defesa (EDIDP – European Defence Industrial Development Programme).

Do consórcio, liderado pelo Deimos, fazem parte o Instituto Superior Técnico, o Instituto de Telecomunicações (IT)Altice Labs e da Adyta Lda. A estas entidades nacionais juntam-se ainda a empresa Telefonica Investigación y Desarrollo S.A.U, a Universidad Politécnica de Madrid, Austrian Institute of Technology GmbH e a Nextworks.

A equipa do Técnico que integra o projeto conta com a experiência dos professores Ricardo Chaves, investigador do INESC-ID, e Paulo Mateus, investigador do IT.

“Olá, ganhámos o DISCRETION”, ficará para a história como a primeira mensagem transmitida em Portugal através de um canal de comunicação quântico integralmente produzido no país. Aconteceu no ano passado, ao longo de uma distância de quatro quilómetros, entre o Comando Aéreo da Força Aérea, em Monsanto, e o EMGFA, no Restelo. Com o projeto DISCRETION para além da criação de uma rede de comunicação quântica será também produzida uma máquina de cifra Nacional, que se prevê que esteja a funcionar no primeiro trimestre de 2023.

Grande parte do desenvolvimento desta máquina estará a cargo de Ricardo Chaves que nos adianta “Já existe um sistema de cifra nacional que é muito robusto, quer perante ataques informáticos, quer físicos”. Com este novo projeto, será possível então integrar o nível de segurança extra - que torna a vida de um potencial atacante “praticamente impossível” - da comunicação quântica e ainda ganhar autonomia relativamente à produção da máquina de cifra.