Novos Professores do DEI 2023/2024

Neste ano letivo, o DEI conta com quatro novos professores. Vamos conhecê-los um pouco melhor?

David R. Matos é Licenciado e Mestre em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências da UL e Doutorado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Trabalhou como investigador no Grupo de Sistemas Distribuídos (DPSS) - INESC-ID e no LaSIGE. Participou em diversos projectos científicos, dos quais se destacam o SafeCloud, SEAL e BIG ERA Chair. Os seus interesses de investigação estão relacionados com Sistemas Distribuídos, Cibersegurança e Computação na Nuvem.

Alessandro Gianola junta-se ao Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico como Professor Auxiliar na área de Sistemas de Informação a partir de Setembro de 2023 depois de ter sido Investigador Pós-Doc na Free University of Bozen-Bolzano (Itália). A sua investigação foca métodos formais e Gestão de Processos de Negócios (BPM), usando lógica para verificar processos complexos enriquecidos com dados. É co-autor de mais de 40 publicações, incluindo artigos no Journal of Automated Reasoning, Information Systems, ACM Transactions on Computational Logic e nas conferências AAAI, IJCAI, BPM, IJCAR e CADE. Ele recebeu dois prémios de melhor artigo (PRIMA 2020 e BPM 2021). A sua tese de doutoramento ganhou três prémios: o Prémio 2022 para a Melhor Tese de Doutoramento em Ciência da Computação Teórica em Itália, o Prémio 2022 para a Melhor Dissertação de BPM atribuído pela Associação BPM e o Prémio 2023 Bill McCune PhD em Raciocínio Automático atribuído pela CADE Inc.

Luís Caires é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, Investigador no INESC-ID e European Research Area Chair no âmbito do Projecto BIG. A sua investigação e ensino desenvolve-se nas áreas das linguagens e modelos da programação e segurança e fundamentos da computação, nas quais contribuiu resultados científicos de grande impacto, vários seminais, interessando-se também por aspectos sociais das tecnologias. É membro eleito do IFIP Working Group 2.2 on Programming Concepts, Presidente da Comissão Coordenadora do European Symposium on Programming Languages and Systems, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Lógica e Diretor Científico do Programa CMU|Portugal. Foi anteriormente Professor Auxiliar, Associado e Catedrático no Departamento de Informática da Universidade NOVA de Lisboa, do qual foi Presidente de Departamento e Diretor fundador do NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics. Na FCT NOVA foi também Coordenador Geral das Unidades de I&D, membro do Conselho Científico e do Conselho de Faculdade.

Chrysoula (Chryssa) Zerva juntou-se ao Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico em agosto de 2023 como Professora Auxiliar em Inteligência Artificial. Ela obteve o seu doutoramento em 2019 pela Universidade de Manchester, trabalhando em "Identificação automatizada de incerteza textual" sob a orientação da Professora Sophia Ananiadou. Posteriormente, recebeu a bolsa de doutoramento EPSRC pelo projeto "Fake Health News", para estudar a propagação e detecção de informação. Em 2021, integrou o Instituto de Telecomunicações em Lisboa, como pós-doutoranda no projeto DeepSPIN, sob a orientação do Professor André Martins. Trabalhou numa variedade de tópicos relacionados com Processamento de Linguagem Natural (PLN), incluindo incerteza, tradução automática e avaliação. Recentemente, juntou-se também à LUMLIS, a unidade de Lisboa da ELLIS. Chryssa está bastante intrigada pelo conceito de incerteza: como podemos quantificá-la, comunicá-la e raciocinar sobre a mesma. Tem também muito interesse em tópicos relacionados com avaliação, desvio e ética em aprendizagem automática e processamento de linguagem natural. Além disso está também interessada na divulgação da ciência ao público e em promover a participação das mulheres na investigação e na ciência, tendo estado envolvida em  eventos como o "Pint of Science", "Women in Localisation" e "Greek Girls Code".