Equipa Europeia conquista vitória no International CyberChallenge

Nuno Sabino, doutorando e membro da Security Team do Técnico (STT) representou Portugal. O docente do Técnico e coordenador da STT, Pedro Adão, apoiou a equipa rumo à vitória, em Atenas.

De 14 a 17 de junho de 2022 decorreu, em Atenas, o primeiro International CyberChallenge, organizado pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (ENISA), em conjunto com diversas organizações regionais e internacionais. O evento teve como objetivo atrair jovens talentos e consciencializar a comunidade para o mundo globalmente conectado em que vivemos, e educar para as necessidades e competências técnicas que a segurança na web exige a cada dia. A equipa europeia foi a grande vencedora da competição e incluiu representantes de 12 países, sendo capitaneada pelo Nuno Sabino, doutorando em Engenharia Informática e de Computadores e investigador no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal, e pela participante Danique Lummen (da Holanda).

A competição contou com um total de 105 participantes, de 65 países diferentes, dividida por sete equipas em representação da África, Ásia, Canadá, Europa, América latina, Oceânia e Estados Unidos da América. “Cada região teve como objetivo selecionar a sua melhor equipa de 15 participantes para a representar no evento final que decorreu em Atenas”, esclareceu Nuno Sabino. Questionado sobre a vitória nesta competição, Pedro Adão, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) e coordenador da Security Team do Técnico (STT) e também nesta competição, refere que “a sensação é maravilhosa, ainda para mais porque sabemos a qualidade dos jogadores das outras regiões.”

Nuno Sabino refere que a coordenação do professor Pedro Adão “teve um papel fundamental no treino da equipa para esta competição, na estratégia e desenvolvimento de ferramentas para ataque e defesa”. Os desafios que os jovens talentos de 12 países da União Europeia e da Associação Europeia do Comércio Livre (EFTA) tiveram de enfrentar incluíram a exploração de aplicações e sistemas web, criptografia, engenharia reversa (processo de descoberta do funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema), hardware e simulações de defesa e ataque.

Depois de duas competições num formato similar ao que costuma ser jogado no Técnico pela STT, a equipa europeia sagrou-se campeã. “Foi uma experiência fantástica ser um dos treinadores da equipa europeia, juntamente com outros 4 colegas de diferentes nacionalidades, e guiar estes 55 jovens talentos de 21 países diferentes durante este longo processo de treino e seleção até ao sucesso em Atenas”, partilhou o então coordenador.

“O facto de termos o Nuno Sabino na equipa final atesta não só a qualidade da nossa formação da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores (LEIC) e do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores (MEIC), mas reflete também o investimento que temos feito desde 2014 na nossa equipa”, reforça o professor Pedro Adão, acrescentando que “deverá ser para o DEI, para o Técnico, e também para Portugal um motivo de orgulho, demonstrando assim que temos grandes talentos no nosso país na área da cibersegurança”.

Tópicos: