Arrancou projeto liderado pelo Técnico que procura um futuro mais saudável dos oceanos

Técnico lidera projeto “Bauhaus do Mar” (Bauhaus of the Seas Sails), financiado pela União Europeia no âmbito da Nova Bauhaus Europeia, que teve os eventos de lançamento a 1 e 2 de fevereiro, em Lisboa.

Arrancou oficialmente nos dias 1 e 2 de fevereiro, em Lisboa, o projeto “Bauhaus do Mar” (Bauhaus of the Seas Sails), que junta cientistas, artistas, arquitetos e comunidades locais na procura de respostas para problemas ambientais no Oceano. É o único projeto-farol liderado por Portugal e financiado pela União Europeia no âmbito da Nova Bauhaus Europeia, numa organização do Instituto Superior Técnico, da Câmara Municipal de Lisboa, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Magellan Circle.

“Costumávamos olhar para as ondas gigantes da Nazaré como um espaço assustador, hoje em dia é um dos locais mais visitados no país. Temos de encontrar, compreender e explorar valor nos espaços costeiros e incorporar estes elementos no planeamento urbano”, realçou Nuno Jardim Nunes, professor no Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico, presidente do ITI-Larsys e coordenador do projeto, durante a apresentação no primeiro dia, que decorreu no Hub Criativo do Beato, em Lisboa. “A ideia de escolher o oceano como o coração do projeto tendo em conta o seu impacto ecológico é bastante poderosa”, reforçou também o Presidente do Instituto Superior Técnico, professor Rogério Colaço.

Este primeiro dia contou com apresentações sobre soluções para cidades costeiras do futuro, uma performance artística, a apresentação da maior impressora 3D da Europa que está a ser montada no Hub Criativo do Beato, capaz de criar novas soluções customizadas (como na produção de pranchas de surf feitas a partir de termoplásticos recicláveis), uma visita guiada à exposição “Work in Progress”, e culminou numa refeição feita a partir de algas da costa portuguesa.
A exposição “Work In Progress” pode ser visitada até 6 de fevereiro, no mesmo espaço, e destaca projetos de arquitetura urbana para o Beato, Porto Santo e Funchal, desenvolvidos por estudantes do Mestrado Integrado em Arquitetura do Técnico, em 2023.

Durante a sessão de encerramento do primeiro dia, Diogo Moura, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, referiu que “O projeto Bauhaus of the Seas Sails vai renovar a nossa visão em direção ao mar, como um espaço de empreendedorismo, criatividade e inovação de forma a acelerar o desenvolvimento sustentável nos oceanos”.

No segundo dia, o evento deslocou-se para a Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, onde entidades como a Fam Studio, o Max Planck Institute of Animal Behaviour e a Luma Foundation exploraram atividades e experiências inovadoras para a construção de cidades costeiras mais sustentáveis, inclusivas e belas.

O projeto conta com 18 parceiros de seis países, incluindo Portugal, que o lidera através do Instituto Superior Técnico. Conta com as unidades de investigação associadas ao Técnico: Instituto de Tecnologias Interativas (ITI-LArsys), Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+), (ambos incluídos no Laboratório Associado LARSyS) e o Centro em Território, Urbanismo e Arquitetura (CiTUA). O projeto conta ainda com o apoio institucional de parceiros internacionais como o Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal).