Wednesdays@DEI: Talks, 12-03-2025

Autores e vínculos: Luís Veiga, DEI, IST, Comissão Instaladora Capstone e Carla Patrocínio, Direção de Transferência de Tecnologia, IST, Comissão Instaladora Capstone.
Título: Projetos CAPSTONE - Aprendizagem entre a Academia e a Sociedade
Resumo: Os projetos Capstone na sua vertente SCOPE constituem uma das inovações introduzidas no Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas (MEPP) do Instituto Superior Técnico. Têm como objetivo consolidar, integrar, aplicar e refletir a aprendizagem de várias Unidades Curriculares (UCs) através de trabalho em grupo multidisciplinar e baseado em problemas ou desafios reais e passíveis de serem estudados e resolvidos pelos estudantes de mestrado. Estes projetos distinguem-se das restantes modalidades de Projeto Integrador de 2.º ciclo por envolverem problemas reais e complexos cuja solução requer a constituição de equipas de estudantes com formação distinta, tipicamente oriundos de diferentes cursos do Técnico. Os projetos podem ser de inspiração empresarial (alavancando a experiência da rede de parceiros do Técnico e os muitos exemplos isolados de colaboração empresarial dos docentes), ser propostos por utilizadores finais (instituições públicas, organizações não governamentais ou unidades de investigação) ou resultarem de ações empreendedoras dos próprios estudantes ou com historial no Técnico, como por exemplo os Núcleos de Estudantes. Nesta sessão serão apresentados o enquadramento e calendarização da iniciativa Capstone, bem como alguns exemplos de projectos propostos anteriormente.
(imagem: Octavian Dan / Unsplash)