Wednesdays@DEI: Talks, 24-05-2023

No próximo DEI às 4ªs teremos dois convidados: o Professor Pedro Monteiro e o Professor Francisco Melo, ambos docentes do DEI.

O Professor Pedro Monteiro apresentará o tema “Proposta de limite de vagas para as Unidades Curriculares do MEIC 23/24”.

Resumo: a gestão de contratações de bolseiros e a elaboração da DSD é idealmente feita com antecedência de forma a que todo o processo de contratações garanta o normal funcionamento do DEI. No entanto, apesar de UCs da LEIC terem um número previsível de inscritos, as UCs do MEIC não têm.
Isto deve-se principalmente à natureza flexível do MEIC, com a agravante da passagem para o MEPP, que introduziu uma perturbação num regime que estava mais ou menos estacionário. Em particular, com a passagem de execuções de UCs para Períodos, houve naturalmente um reajuste no número de inscrições dos alunos. Isto deve-se a UCs que anteriormente tinham overlaps no mesmo semestre e que podem ter passado a ser oferecidas em períodos diferentes, e vice-versa, e os alunos estão a optimizar os seus percursos.

A partir de 23/24, o MEIC passará a limitar o número de inscritos na sua oferta curricular de forma a minimizar o impacto na gestão dos seus recursos humanos. Será implementado um mecanismo que permitirá a adaptação do número de inscritos consoante o sucesso ou insucesso da UC baseado no interesse dos alunos nas duas execuções precedentes.

O Prof. Francisco Melo apresentará o tema “POR-3C: O processo de reestruturação do 3º ciclo”.

Resumo: em 2021, e no seguimento da reestruturação dos 1º e 2º ciclos do IST, foi nomeada uma comissão para estudar uma possível reestruturação em igual escala dos cursos de 3º ciclo da escola. Entre abril de 2021 e julho de 2022, a CCCP-3C (Comissão Conjunta Científico-Pedagógica para o 3º ciclo) elaborou um relatório que propõe um conjunto de medidas de reestruturação do 3º ciclo no IST, medidas essas que foram operacionalizadas num documento designado por POR-3C ("Princípios Operacionais da Reestruturação do 3º Ciclo"). Essa reestruturação inclui um conjunto de medidas a nível da escola - que eu irei brevemente apresentar - e exigirá aos Departamentos uma revisão da sua oferta a nível do 3º ciclo. Por forma a preparar essa revisão - terá lugar até ao final do mês de Julho - irei ainda apresentar as medidas que impactam de forma mais directa a nossa oferta de 3º ciclo, e quais os próximos passos.