Os primeiros passos da nova universidade europeia “UNITE”

Depois da candidatura aprovada para ser uma das primeiras 17 Universidades Europeias, os parceiros da aliança UNITE (University Network for Innovation, Technology and Engineering) reuniram-se na semana passada, 5 e 6 de novembro, na cidade alemã de Darmstadt para formalizar o acordo que dará origem a uma das universidades do futuro. O Instituto Superior Técnico em representação da Universidade de Lisboa (ULisboa) é uma das instituições que integra esta aliança, a que se juntam um leque de mais seis prestigiadas universidades: a Aalto University (Finlândia), o KTH Royal Institute of Technology (Suécia), o Grenoble Institute of Technology (França), o Politecnico di Torino (Itália), a Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha) e a Technische Universität Darmstadt (Alemanha) – que coordena o projeto.

A reunião que serviu para formalizar o acordo de criação da aliança, e que teve lugar na TU Darmstadt,contou com a presença do reitor da Universidade de Lisboa, professor António Cruz Serra, e do presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira. Na quinta-feira, os parceiros da rede participaram numa sessão da Comissão Europeia, em Bruxelas, dirigida às 17 universidades europeias financiadas pela iniciativa “European Universities Initiative”.

O objetivo central desta aliança é criar uma universidade europeia de referência, um espaço comum assente no ensino multidisciplinar, onde se promova a investigação, ensino, a inovação e a transferência de conhecimento entre as instituições e países envolvidos. O presidente do Técnico salienta que este projeto “representa um passo importante na criação de uma verdadeira universidade Europeia e transnacional, que permita a mobilidade total e transparente de estudantes, professores e investigadores, num conjunto alargado de instituições de grande qualidade e prestígio”.

Para atingir os objetivos a que se propõe, a rede receberá 5 milhões de euros de financiamento nos próximos três anos. Espera-se que até 2025, 50% dos estudantes destas instituições possam beneficiar das várias oportunidades de mobilidade entre as universidades.

As sete instituições que compõem a UNITE têm 167.000 estudantes, formando anualmente mais de 36.000 pessoas. A proximidade dos parceiros que compõem a aliança tem vindo a ser construída ao longo dos tempos, uma vez que além de integrarem a rede Cluster, são mais de 80 os projetos da União Europeia em que as instituições cooperam, e mais de 2.000 os estudantes que nos últimos cinco anos fizeram mobilidade entre as várias universidades. Agora esta parceria ganhará proporções muito maiores, e promete revolucionar o espaço de ensino europeu.