Testemunhos: O que dizem os nossos Estudantes Excelentes

Iniciamos esta semana uma nova série: “Testemunhos”. Nesta série entrevistamos alunos do DEI que se destacaram nas suas atividades académicas. Queremos saber um pouco mais sobre eles, o seu percurso, o que os motiva e de que forma vivem o Técnico. Esperamos também que estes testemunhos sirvam de inspiração a alunos atuais e futuros candidatos à Engenharia Informática no Técnico.

Neste primeiro testemunho entrevistamos o Diogo Pinto, galardoado com uma Bolsa de Estudo Xpand IT Educação.

Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST.

O meu nome é Diogo Pinto, tenho 20 anos e sou natural de Cascais. Sou uma pessoa bastante extrovertida e muito dada ao mundo da tecnologia. Um grande apreciador de jogos e animais de estimação, tal como vários desportos (nomeadamente ténis).

Desenvolvi uma paixão por programação na quarentena, algo que comecei a estudar autonomamente. Neste momento encontro-me no 3º ano da Licenciatura de Engenharia Informática e de Computadores no TagusPark.

O que significou pessoalmente ganhar este prémio?

Para mim ganhar este prémio significa renovação de energias e um novo voto de confiança no meu trabalho.

Por que é que prémios como este são importantes?

Ajudam certas pessoas da comunidade escolar a poderem investir mais nos estudos e a construir uma base sólida para um risonho futuro profissional. Além disso, no que toca ao voluntariado, e como disse na cerimónia, permite-nos dar de volta à sociedade.

Na tua opinião (além de prémios ;) ), o que pode e deve ser feito para atrair mais alunos e alunas para a Engenharia Informática e de Computadores no Técnico?

Penso que a área das engenharias por si só tem crescido nos últimos anos e é um dos grandes focos de pessoas que se candidatam à universidade. Desmistificar o bicho papão que são as engenharias pode ajudar a trazer ainda mais pessoas para esta área. É certo que são licenciaturas que requerem muito trabalho, mas têm um lado divertido e criativo ligado a elas.

Como foi a tua experiência de voluntariado associada a esta bolsa? O que pensas desta iniciativa (voluntariado + bolsa)?

Tal como mencionei no dia de entrega da bolsa, penso que a iniciativa de juntar o voluntariado à bolsa é algo que nos permite dar um pouco de nós de volta à sociedade. É uma oportunidade importante para ajudar quem nos ajudou e fazer o nosso papel. Vou fazer o meu voluntariado no projeto FAS (Ferramenta de Acompanhamento Semanal) do NDA (Núcleo de Desenvolvimento Académico). Ainda estamos numa fase embrionária daquele que vai ser o percurso da ferramenta mas espero contribuir bastante!

Tens algum conselho para futuros alunos e alunas de Engenharia Informática e Computadores do Técnico?

Apliquem-se, estudem e procurem ajuda quando necessário. Unirem-se a outras pessoas do curso e tentar perceber em conjunto funciona bem e melhor. Várias cabeças pensam melhor que uma…

Depois do Mestrado, já planeaste o teu futuro?

Pretendo realizar o mestrado no IST mas não pretendo fazer doutoramento de todo. Intenciono seguir para o mercado de trabalho e começar a investir numa carreira profissional.