Testemunhos: o que dizem os nossos Estudantes Excelentes

Nesta edição da série “Testemunhos” entrevistamos o Sidnei Teixeira, galardoado com um Prémio de Mérito Hitachi em Análise e Integração de Dados 2023/2024.

Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST.

O meu nome é Sidnei Teixeira, tenho 22 anos, e estou atualmente no último ano de Mestrado em Engenharia Informática e Computadores. Desde muito cedo tive interesse em saber como as coisas funcionam de um modo geral, e daí o meu interesse tanto por matemática, física, e claro, computadores (na altura, a minha ideia de computadores era apenas o espectro físico/hardware). Entrei na Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores no IST, Taguspark sem saber absolutamente nada sobre programação, mas com interesse e curiosidade em aprender.

Hoje, orgulho-me do percurso que tive, tendo recebido (não individualmente) 2 prémios, alguns diplomas de mérito, e uma bolsa de investigação para a decorrente tese de mestrado.

O que significou pessoalmente ganhar este prémio?

Receber o prémio (e tudo o que vem com ele), foi uma recompensa instantânea de todo o esforço ao longo da cadeira. Obviamente, a sensação de destaque é o orgulho, por me ter mantido fiel a bons hábitos de estudo e trabalho durante o decorrer da cadeira. Em segundo lugar talvez felicidade, não apenas por mim, mas pela equipa por ter desenvolvido um projeto que mereceu destaque, e finalmente gratidão. Acho importante agradecer a todas as partes envolvidas, e que deram origem à existência do prémio em primeiro lugar. Sinto que é um marco no meu percurso, e algo que me dará sempre orgulho revisitar.

Por que é que prémios como este são importantes?

Mais que receber o prémio, foi receber o reconhecimento que veio com ele. Acho que em norma o ser humano procura sempre sentir-se destacado como forma de recompensa do trabalho, e acredito que este tipo de prémios (não o valor monetário, mas sim tudo o resto) perpetua este destaque, quer seja no contacto com as empresas envolvidas no prémio, os professores do lado do IST, do DEI, como com as notícias e testemunhos publicadas. É claro que o valor monetário serve de incentivo para mentes jovens, e é essencial também para criar uma sensação de motivação, pois é a forma de estimular o interesse e esforço durante a cadeira.

Na tua opinião (além de prémios ;) ), o que pode e deve ser feito para atrair mais alunos e alunas para a Engenharia Informática e de Computadores no Técnico?

A informação da existência do campus do Taguspark que tinha no final da secundário era nula. Só soube da existência do campus após uma professora me ter aconselhado. Acho que o ponto mais importante para atrair alunos para o técnico é maximizar o nível de informação da sua existência, e dos cursos disponíveis, nas escolas secundárias. Quer seja por atividades, visitas de estudo, etc.

Tens algum conselho para futuros alunos e alunas de Engenharia Informática e Computadores do Técnico?

Creio que o maior conselho é criar bons hábitos, e manter o foco não em receber prémios, nem em ser o melhor aluno, mas em aprender da forma mais eficiente possível. A base de uma universidade é o conhecimento, e portanto quem consegue entender, e memorizar mais facilmente o que aprende, certamente conseguirá melhores resultados. É muito importante guardar notas sobre todas as cadeiras. No 1º ano de LEIC quase não fiz apontamentos, e ainda hoje me arrependo quando preciso de rever algo. Tirar notas também é importante pois torna-se em aprendizagem ativa. E quando digo notas, não digo escrever apenas o que o professor diz. Por vezes basta fazer anotações em casa, nos slides sobre uma parte que ficou menos entendida. Isto não só melhora o entendimento da matéria, como se torna mais eficiente na revisão, pois certamente terão a mesma dúvida a rever, e agora já lá têm a explicação.

Acho que também é importante criar um círculo de amigos com os quais se identifiquem, e se mantenham com eles durante o curso. Conhecer bem com quem trabalham vai ajudar imenso em termos de execução, como também a distribuir o trabalho entre cada elemento.

Finalmente, tirem o máximo partido da disponibilidade dos professores da cadeira para tirar dúvidas. Não sintam vergonha em fazer perguntas, nem que seja por e-mail. Se não entendem algo, (geralmente) é muito mais eficiente em termos de tempo perguntarem ao professor do que perderem X horas a procurar uma explicação que vos esclareça a dúvida. O importante é terem a certeza de que entendem bem o que aprendem.

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