Testemunhos: o que dizem os nossos Estudantes Excelentes

Nesta edição da série “Testemunhos” entrevistamos o Diogo Correia, vencedor de um Prémio de Mérito Joy in Motion.

  • Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST.

Entrei no Técnico em 2021 para o curso de Telecomunicações e Informática, sem qualquer dúvida de que esta era a universidade onde queria estar, tendo grande parte da minha família também cá estudado. Sempre tive um grande interesse por informática (e alguma curiosidade por eletrónica), sendo por isso este curso perfeito para mim. Ao longo do meu percurso no IST, procurei sempre tirar partido das oportunidades para aprender, colaborar com os meus amigos e colegas, tendo-me juntado ao NEETI, e aproveitei para partilhar algumas das coisas que aprendi tendo sido Assistente Convidado no DEI. Estou agora a meio do meu mestrado onde pude aprofundar o meu conhecimento nas áreas que mais me interessam (programação, cibersegurança e sistemas distribuídos) e desenvolver o projeto que levou a atribuírem este prémio a mim e aos meus colegas.

  • O que significou pessoalmente ganhar este prémio?

Receber o Prémio de Mérito Joy in Motion foi uma enorme satisfação e um motivo de orgulho. É um reconhecimento que dá ainda mais sentido ao esforço e dedicação colocados não só no desenvolvimento do projeto premiado, mas também ao longo do meu percurso académico. Mais do que um prémio pessoal, acho que também representa o ambiente que o Técnico proporciona: colegas, professores e projetos que me desafiaram e ajudaram a evoluir.

  • Por que é que prémios como este são importantes?

Estes prémios são importantes não só porque reconhecem o mérito académico dos alunos, mas porque também funcionam como uma motivação adicional para desenvolver bons projetos realmente impactantes. Mostram que o esforço é valorizado e incentivam-nos a continuar a dar o nosso melhor. Além disso, contribuem para dar visibilidade às excelentes ideias que nós estudantes temos.

  • Na tua opinião (além de prémios ;)), o que pode e deve ser feito para atrair mais alunos e alunas para Engenharia Informática e de Computadores no Técnico?

Considero que é importante mostrar que o curso vai muito além da programação, abrangendo áreas como desenvolvimento de jogos e cibersegurança, o reforço da ligação entre teoria e prática logo nos primeiros anos do curso podem ajudar a despertar mais interesse. Também seria importante destacar as oportunidades de carreira através de parcerias com empresas, por exemplo através de estágios e projetos práticos, para que os alunos vejam a relevância e as oportunidades de carreira desde cedo.

  • Tens algum conselho para futuros alunos e alunas de Engenharia Informática e de Computadores do Técnico?

Diria para aproveitarem ao máximo tanto o tempo de estudo/trabalho como o de relaxar, mantendo um bom equilíbrio. O curso é exigente, mas não é impossível. Não tenham medo de errar e aproveitem para explorar diferentes áreas e crescer, tanto técnica como pessoalmente. Participem em projetos e núcleos, conheçam novas pessoas e, mais uma vez, não se esqueçam de cuidar do equilíbrio entre estudo e vida pessoal, as melhores memórias que terão não vão ser só nas aulas.

(imagem original: Diogo Correia)

Tópicos: