Testemunhos: o que dizem os nossos Estudantes Excelentes

Nesta edição da série “Testemunhos” entrevistamos o Carlos Felgueiras, galardoado com um Prémio de Mérito Celfocus em Engenharia de Software 2023/2024.

Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST.

Olá, sou o Carlos Felgueiras, tenho 22 anos e terminei a Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores este ano. Sou natural da Amadora, mas passei a maior parte da minha vida no norte de Portugal, mais precisamente na região do Minho. No ano letivo de 2020/21 entrei para o técnico para o (ainda) Mestrado Integrado em Engenharia Física Tecnológica. No ano seguinte, decidi trocar de curso e mudei para a LEIC, visto que sempre tive uma paixão por computadores e por programação.

O que significou pessoalmente ganhar este prémio?

Foi extremamente gratificante ser recompensado pelo trabalho que fizemos. Senti que fomos reconhecidos não só pelo trabalho feito na disciplina, mas também pelo trabalho extra que realizamos durante o mês de junho e que apresentamos no pitch final. Receber um prémio pela prestação numa cadeira acaba por ser muito mais marcante do que um 19 ou 20 na pauta.

Por que é que prémios como este são importantes?

Acredito que a existência deste tipo de prémios acaba por incentivar mais alunos a se esforçarem e a terem melhores resultados académicos. Para além disso, o facto de serem escolhidos os melhores alunos para competir num evento final acaba por criar um ambiente de competitividade adicional. Este ambiente acaba por levar ao desenvolvimento de novas ideias que, provavelmente, nunca teriam sido expostas no ambiente normal da cadeira.

Na tua opinião (além de prémios ;) ), o que pode e deve ser feito para atrair mais alunos e alunas para a Engenharia Informática e de Computadores no Técnico?

Hoje em dia, os alunos do secundário ainda são pouco expostos ao mundo da informática e programação na escola. Acredito que o Técnico poderia oferecer cursos de verão destinados a jovens dessa idade de modo a que estes entendam realmente o que se faz na LEIC, assim como ganhar as bases de programação e outros tópicos relacionados.

Tens algum conselho para futuros alunos e alunas de Engenharia Informática e Computadores do Técnico?

Tentem aplicar o que aprenderam no curso em projetos pessoais. Na área da informática, as tecnologias evoluem muito rapidamente. Por isso, o curso tem um foco maior em ideias abstratas e não em implementações concretas. Assim, recomendo que façam projetos utilizando estas tecnologias. O conhecimento adquirido no curso não só vos vai ajudar a aprender a utilizá-las muito mais facilmente, mas também o uso delas vai acabar por ajudar a consolidar estes conhecimentos.

Tópicos: