Nuno Lopes recebe o prémio de transferência de tecnologia do HiPEAC 2022

Nuno Lopes é um dos vencedores do prémio de transferência de tecnologia do HiPEAC 2022

O Prof. Nuno Lopes - Professor do Departamento de Engenharia Informática do IST - ganhou esta distinção pelo desenvolvimento do Alive2, uma ferramenta de verificação automática de compiladores. Sobre este prémio, o próprio disse “O esforço que vai desde publicar um artigo científico até pôr uma ferramenta nas mãos de engenheiros de forma que estes a usem regularmente é enorme. Nós fizemos esse esforço com o nosso trabalho na área de verificação de compiladores, desenvolvendo a primeira e única ferramenta de validação de traduções para um compilador industrial (LLVM).”

Na oitava edição, o prémio de transferência de tecnologia do HiPEAC pretende celebrar tecnologias disruptivas que chegam ao mercado. “É obviamente muito bom receber este prémio como reconhecimento do nosso trabalho científico e de transferência de tecnologia. O LLVM é usado por dúzias de empresas para compilar C++, Swift, Rust, etc. Todos nós usamos código produzido pelo LLVM diariamente sem sequer sabemos. O Alive2 (a nossa ferramenta) é também usado pela maioria doas empresas que desenvolve o LLVM. Estamos muito felizes por poder contribuir para tornar o ecossistema de software um pouco mais seguro,” concluiu o Prof. Nuno Lopes.

O HiPEAC é uma rede europeia de investigadores nas áreas de arquitecturas de computadores e compiladores. É a maior rede de investigadores deste género da Europa, contando com mais de 2,000 especialistas.

Tópicos: