Docente do DEI recebe bolsa da Força Aérea dos E.U.A

A bolsa foi atribuída pelo Departamento de Investigação Científica da Força Aérea (AFOSR) para o projeto “Trustworthy Ad Hoc Teamwork” e terá a duração de dois anos.

Alberto Sardinha, docente do Técnico (Departamento de Engenharia Informática) e investigador do INESC-ID (Grupo de Investigação em Inteligência Artificial para as Pessoas e a Sociedade), recebeu uma bolsa de 300 mil Dólares da Força Aérea dos Estados Unidos da América para investigar a interação humano-robô.

“A confiança é um elemento essencial para uma cooperação eficaz entre humanos e robôs. No entanto, tanto quanto sabemos, nenhum trabalho de investigação analisou a confiança entre robôs e humanos em cenários de trabalho de equipa ou criou algoritmos específicos para um trabalho de equipa fidedigno”, explica o professor Alberto Sardinha.

O objetivo do projeto “Trustworthy Ad Hoc Teamwork” é criar um agente autónomo que possa colaborar de forma eficiente e robusta com colegas de equipa anteriormente desconhecidos. Para tal, o grupo de investigadores irá criar novos algoritmos de inteligência artificial de trabalho em equipa e explorar a questão da confiança nas interações homem-robô, abordando uma questão vital: Como pode um robô aprender a cooperar com colegas de equipa humanos desconhecidos em domínios complexos, e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento de uma relação de confiança, na qual o robô não tem qualquer protocolo de pré-coordenação e tem que aprender a cooperar em tempo real?

Através de uma combinação de sensores (ligados em rede num determinado ambiente – por exemplo, microfones, câmaras montadas na parede – e os sensores do robô – por exemplo, lasers, câmaras, leitores de RFID), um robô (contendo uma combinação de módulos de perceção, decisão e execução) e modalidades de saída (diferentes componentes ou hardware que apoiam o comportamento ou ações do robô), este projeto visa responder a uma série de questões adicionais: Como pode um robô aprender, de forma fidedigna, uma tarefa de cooperação na ausência de um sinal de recompensa e sem plena observação dos estados e ações? Como adaptar os algoritmos de trabalho em equipa de modo a aumentar a confiança de um humano nos robôs? Como podem as capacidades multimodais de um robô (por exemplo, reconhecimento e síntese da fala, reconhecimento de pessoas e intenções, expressão de robôs sociais) fornecer informações valiosas de modo a facilitar o desenvolvimento da confiança em cenários de trabalho de equipa?

“Trustworthy Ad Hoc Teamwork” é o terceiro projeto de investigação do professor Alberto Sardinha sobre este tema. O primeiro projeto (Ad Hoc Teams: Ad Hoc Teams With Humans And Robots) foi também financiado pela AFOSR e o segundo projeto (HOTSPOT: Human-robOt TeamS without PrecoOrdinaTion) foi financiado pela FCT.

O projeto “Trustworthy Ad Hoc Teamwork” é liderado pelo INESC-ID e conta com a participação da PUC-Rio (Brasil).

Tópicos: