Professor Joaquim Jorge selecionado para integrar IEEE Computer Society Distinguished Visitors Program

O docente do Departamento de Engenharia Informática e investigador do INESC-ID faz agora parte do leque restrito de líderes bem-sucedidos na área de tecnologia escolhidos pela IEEE Computer Society.

O professor Joaquim Jorge, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) e investigador do INESC-ID, foi selecionado para integrar o IEEE Computer Society Distinguished Visitors Program (DVP), um programa que reúne um leque restrito de oradores académicos e profissionais de alta qualidade e mérito reconhecido, que promovem as atividades dos capítulos (“Chapters”) profissionais e estudantis da IEEE Computer Society.  O docente do Técnico é mesmo o único português a integrar o programa atualmente.

Criado em 1971, o DVP assenta numa seleção altamente competitiva e que envolve especialistas de todo o mundo. A seleção do professor Joaquim Jorge é, como aponta o IEEE, uma consequência “das notáveis contribuições do Professor Jorge para a profissão, a Sociedade Informática, o IEEE e a comunidade em geral”.

O docente do Técnico partilha o seu contentamento e honra por participar neste programa ao longo dos próximos três anos.  Para o professor Joaquim Jorge esta é “uma distinção muito honrosa para um programa seletivo a atentar pelo número comparativamente reduzido de membros IEEE selecionados”.

Os Distinguished Vistors são membros da IEEE Computer Society  e detentores de currículos e méritos de oratória  reconhecidos pela IEEE como interessantes para proferir palestras convidadas em eventos organizados pelos Chapters. Segundo o investigador do INESC-ID, o DVP “deve o seu sucesso aos muitos voluntários e funcionários da Computer Society que generosamente contribuem com seu tempo e talento”.

Esta não é a 1.ª vez que o Técnico tem um representante no DVP Program, visto que o professor Leonel Sousa, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores  e também  investigador do INESC-ID, integrou o mesmo entre 2018 e 2021.

O IEEE Computer Society Distinguished Visitors Program é da responsabilidade da IEEE Computer Society, uma sociedade profissional do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), a maior organização mundial na área da engenharia eletrotécnica que promove a inovação e excelência tecnológicas em benefício da sociedade.

Tópicos: