O DEI acolheu o primeiro ELLIS Unit Lisbon PhD Symposium

O 1º Simpósio de Doutoramento da Unidade de Aprendizagem e Sistemas Inteligentes de Lisboa (LUMLIS) teve lugar no passado dia 22 de setembro e contou com a presença de 45 estudantes de diversas áreas desde Robótica, Aprendizagem por Reforço, Processamento de Linguagem Natural e Visão por Computador.

Durante o evento os estudantes tiveram oportunidade de se familiarizarem com os objetivos e aspirações da LUMLIS, que faz parte do Laboratório Europeu para Aprendizagem e Sistemas Inteligentes (ELLIS), e foram apresentados à pesquisa dos principais institutos do IST (INESC-ID, ISR, IT), incluindo trabalhos sobre Inteligência Artificial responsável, agentes multilingue de realidade aumentada, robôs inteligentes e ferramentas de Inteligência Artificial Generativa.

Os estudantes também ficaram a par do Responsible AI consortium, liderado pela startup portuguesa Unbabel, para o qual alguns investigadores da LUMLIS e estudantes de doutoramento estão a contribuir ativamente.

À tarde, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender e ser inspirados pelo  alumnus do IST, João Santinha, que partilhou a sua trajetória profissional e experiência de investigação, e discutiu os desafios e oportunidades de ligar a pesquisa, a indústria e a academia. Seguiu-se uma mesa-redonda com João Santinha, Chrysoula Zerva e Filipa Correia, que explorou mais aprofundadamente a carreira de investigadores pós-doutoramento.