Inside DEI

A Lurdes está de saída, após muitos anos a coordenar os serviços administrativos do Departamento. Ela ainda não nos deixou realmente, mas já sentimos muitas saudades.
Neste Inside DEI ficaremos a conhecer um pouco melhor a nossa (ex) colega Lurdes Farrusco.
- Conta-nos um pouco sobre ti e o teu percurso no IST.
Eu, Lurdes Farrusco, ingressei no IST em 1992 (já vejo a reforma lá ao fundo!), no Departamento de Engª Civil. Fui na altura secretariar a Comissão Executiva, Presidida pelo Prof. António Lamas, que foi a pessoa que me convidou a vir para o IST. Mais tarde, passei pela Secção de Mecânica Aplicada e depois passei a responsável pelo Gabinete de Coordenação dos cursos de Mestrado.
Em 2012 fui convidada pelo Prof. José Tribolet a vir para o DEI, o que acabou por se concretizar em Março de 2013, até dia 30 de Março de 2025.
Devo referir que as alterações que se têm verificado nos últimos anos no IST, que afetam os Departamentos, tornaram a Escola muito diferente, e muito diferente não é necessariamente melhor!
- Fala-nos um pouco sobre o que fazes agora no DEI.
O DEI é “casa”, trabalho e afecto. Após tantos anos de Técnico, entrei para o DEI com funções diferentes das que até aí tinha desempenhado: coordenar os serviços administrativos do Departamento, que funciona em dois campi. Que grande desafio! Fui bem recebida, mas não faltaram as provas de fogo: veremos se ela se safa desta! Acho que nos safamos todos muito bem, que consegui integrar-me bem na equipa e hoje, que estou de saída, sinto que deixei a casa arrumada; missão cumprida, mas devo confessar que gerir pessoas não é uma tarefa leve, particularmente para mim, que tenho o coração na boca!
- O que gostas mais no teu dia a dia no DEI?
Gosto das pessoas, gosto de não ter tarefas rotineiras, gosto de desafios, gosto de aprender.
Gostei particularmente da exposição de homenagem que preparámos para os nossos Professores Eméritos, com quem muito aprendi, gostei da alegria que lhes proporcionamos.
Gosto de todos os nossos professores que já se reformaram ou partiram, deixam sempre saudade e receber as visitas deles é sempre uma alegria.
Gosto das nossas festas, não há Departamento como este!
- Quem é a Lurdes fora do Técnico?
Gosto de praticar exercício físico e de fazer caminhadas. Gosto de viajar. Gosto de música, quase todos os tipos, mas os Pink Floyd continuam a ocupar o topo (como diz a Beta: quando a chefe está a ouvir Pink Floyd … não interrompam!) e gosto de ler, é o meu programa favorito das manhãs de domingo. Gosto dos momentos que passo com os meus amigos, gosto das nossas patuscadas, dos almoços que acabam ao jantar, à boa maneira alentejana!
Adoro cozinhar, tricotar, tratar das minhas plantas, gosto de fazer arraiolos e ponto cruz são os meus ansiolíticos.