Lourenço Fernandes

img template
LOURENÇO FERNANDES

João Carlos Rogenmoser Lourenço Fernandes nasceu em Lisboa, a 6 de Abril de 1950 e faleceu em 15 de Janeiro de 2005 num acidente de automóvel.

Licenciou-se em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico (IST) em 1972, e obteve os graus de M.Phil e Ph.D. no Departamento de Engenharia Electrónica da Universidade de Southampton, de 1974 a 1977. Obteve o título de Agregado no IST em 1989.

Desde 1970 lecionou no IST, onde foi Professor Catedrático na área de Computação Gráfica, inicialmente no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores e, desde a sua criação em 1998, no Departamento de Engenharia Informática, do qual era o Presidente à data do seu falecimento.

Publicou mais de 60 trabalhos científicos, tecnológicos e pedagógicos.

Recebeu em co-autoria dois prémios na área de instrumentação biomédica.

Foi um dos Fundadores e Director do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), desde a sua criação em 1980 até Agosto de 1997. Participou na criação da AITEC, o primeiro ninho de empresas de base tecnológica em Portugal, criada em 1987, pelo INESC e pelo IPE, tendo representado o INESC no Conselho de Administração da AITEC desde a sua criação, até Agosto de 1997. Esteve profundamente envolvido na criação do Taguspark, Parque de Ciência e Tecnologia, e fez parte do primeiro Conselho de Administração da Sociedade Taguspark. Foi Director do FUNDETEC desde 1988 até Julho de 1998.

Foi Director do Organismo Nacional de Informática (ONI), do Ministério do Trabalho e da Solidariedade de Agosto de 1997 a Maio de 1999 e no seguimento do trabalho realizado foi Presidente do Instituto de Informática e Estatística da Solidariedade (IIES), do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, de Maio de 1999 a Setembro de 2001. Ao longo da sua actividade profissional participou em inúmeras comissões e grupos de trabalho, de avaliação de política científica, tecnológica e de desenvolvimento, nacionais e internacionais.

Media