Testemunhos: o que dizem os nossos Estudantes Excelentes

Nesta edição da série “Testemunhos” entrevistamos o Vasco Fernandes, vencedor de um Prémio de Mérito Axians em Otimização e Algoritmos.
- Fala-nos um pouco sobre ti e do teu percurso no IST.
O meu nome é Vasco Fernandes, sou de Agualva-Cacém, tenho 21 anos e estou no primeiro ano do Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados. Iniciei o meu percurso no IST na Licenciatura em Engenharia Biomédica, onde aprendi imenso, mas percebi que não era a área com que mais me identificava. Ao longo da Licenciatura, as minhas UCs favoritas foram, sobretudo, na área da Informática: Computação e Programação; Algoritmos e Modelação Computacional; Programação para Ciência de Dados; e Aprendizagem, e foi esse contacto, aliado ao meu crescente interesse por Machine Learning, Deep Learning e pelo uso de dados na tomada de decisões, que me levou a optar por Engenharia e Ciência de Dados no Mestrado.
- O que significou pessoalmente ganhar este prémio?
Para mim, a conquista deste prémio representa a materialização de muito trabalho, não só ao longo deste ano e da UC de Optimização e Algoritmos, mas também de todo o meu percurso académico até aqui. É também uma ajuda financeira importante, tendo em conta o aumento do custo de vida, e consegui-la através do meu esforço e dedicação é algo bastante gratificante.
- Por que é que prémios como este são importantes?
Acredito que prémios como este são importantes não só pela ajuda monetária, mas também pelo reconhecimento que proporcionam. Podem ser vistos como um objetivo motivador, incentivando os estudantes a empenharem-se mais. Mesmo quando não se ganha, o conhecimento adquirido ao longo da preparação e da tentativa já é, por si só, muito valioso. Por isso, considero que estas parcerias empresariais são muito positivas e que a sua expansão pode trazer benefícios importantes para os estudantes.
- Na tua opinião (além de prémios ;)), o que pode e deve ser feito para atrair mais alunos e alunas para Engenharia Informática e de Computadores no Técnico?
Creio que se deve promover e divulgar mais competições e iniciativas na área da Informática. No meu percurso escolar, desde o 3º ciclo do ensino básico, participei em várias competições, como as Olimpíadas Portuguesas de Matemática e o Pangea, entre outras, o que aumentou bastante o meu interesse pela Matemática. No entanto, nunca tive qualquer conhecimento de oportunidades semelhantes na área da Informática.
Para além disso, considero ainda mais importante criar iniciativas que permitam que estudantes, desde o 1º ciclo, especialmente aqueles com maiores dificuldades financeiras, tenham acesso a um computador. Desta forma, seria possível promover uma maior equidade de oportunidades: o leque de possíveis futuros alunos e alunas de Engenharia Informática e de Computadores aumenta quando mais estudantes, de diferentes contextos, têm contacto e desenvolvem interesse por computadores e informática desde cedo.
- Tens algum conselho para futuros alunos e alunas de Engenharia Informática e de Computadores do Técnico?
Não ter medo de falhar, de não ser o melhor, tudo o que podemos ser é a melhor versão de nós mesmos e isso é mais que suficiente.
(imagem original: Vasco Fernandes)
