Novos docentes do DEI (em julho 2021)

Tomaram posse em julho os novos docentes do DEI: Emanuel Gonçalves como Professor Auxiliar das áreas de IA e MTP, Flávio Martins como Professor Auxiliar da área de SI, e Rodrigo Bruno como Professor Auxiliar da área de ASO. Parabéns e bem-vindos ao Técnico!

Tomaram posse em julho os novos docentes do DEI: Emanuel Gonçalves como Professor Auxiliar das áreas de IA e MTP, Flávio Martins como Professor Auxiliar da área de SI, e Rodrigo Bruno como Professor Auxiliar da área de ASO. Parabéns e bem-vindos ao Técnico!

Emanuel Gonçalves vem da empresa Ophiomics e do Wellcome Sanger Institute. Os seus interesses de investigação têm sido no desenvolvimento de métodos computacionais aplicados à bioinformática e biologia molecular e irá ser integrado na docência na área de MTP. Na Ophiomics, o Emanuel é responsável pela investigação e desenvolvimento de produtos clínicos de diagnóstico e prognóstico para pacientes com cancro do fígado. Continuando a sua investigação no Sanger Institute, onde desenvolvia métodos de inteligência artificial para analisar dados moleculares em larga escala por forma a identificar biomarcadores genéticos com potencial terapêutico. "É um privilégio integrar a comunidade do Técnico", declarou Emanuel Gonçalves ao assinar o contrato com o Instituto Superior Técnico. (https://sites.google.com/view/egoncalves)

Por outro lado, Flávio Martins vem do Value for Health CoLab. Os seus interesses de investigação têm sido em web search e data mining e será integrado na área de Sistemas de Informação. Recebeu o doutoramento pela sua investigação em pesquisa real-time em redes sociais e criou sistemas de apoio à decisão clínica e telemedicina. É um dos fundadores da plataforma Revisionista.pt, um motor de pesquisa que revela as alterações pós-publicação nas notícias dos jornais online, premiado pelo Arquivo.pt e na ECIR. "Encaro este desafio com entusiasmo e uma grande responsabilidade", declarou Flávio Martins ao assinar o contrato com o Instituto Superior Técnico. (https://flaviomartins.eu/)

Rodrigo Bruno vem da Oracle Labs e da ETH Zurich. Os seus interesses de investigação têm sido em Sistemas e Linguagens de Programação e irá ser integrado na docência na área de ASO. Rodrigo Bruno tem dedicado grande parte da sua recente investigação à otimização de Language Runtimes com especial foco em Microservices e Serverless. "É um orgulho fazer parte do Instituto Superior Técnico e será um enorme prazer trabalhar com os docentes/investigadores e alunos da instituição", declarou Rodrigo Bruno ao assinar o contrato com o Instituto Superior Técnico. (https://rodrigo-bruno.github.io/)