Fundadores da Sensei vencem Prémio João Vasconcelos

Os fundadores da startup arrecadaram o galardão principal, com um prémio monetário de 10 mil euros, e mais uma distinção pelo melhor ‘pitch’.

Este ano o prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano não tem um, mas sim 4 vencedores. Os fundadores da Sensei, o professor Paulo Carreira, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI), e os alumni do Técnico, Vasco Portugal, Joana Rafael e Nuno Moutinho, foram os contemplados com o prémio monetário de  10 mil euros. A cerimónia de entrega do galardão aconteceu na passada quinta-feira, 30 de setembro.

Joana Rafael, Chief Operating Officer (COO) da Sensei e representante da equipa na cerimónia, conquistou também o prémio “Melhor Pitch“, um novo galardão atribuído por um painel constituído por jornalistas que acompanham o ecossistema e que pretende distinguir “o mérito da apresentação dos candidatos”.

Esta edição do galardão, criado em 2019 para homenagear João Vasconcelos, antigo secretário de Estado e ex-líder da Startup Lisboa, teve como finalistas, além dos fundadores da Sensei, Christopher Barnes e Jeferson Valadares (Doppio), Hugo Venâncio (REATIA), Marta Palmeiro (StudentFinance), Miguel Santo Amaro (Coverflex) e Philip Källberg (Shake), escolhidos entre dezenas de empreendedores que se inscreveram.

Fundada em 2017, por Joana Rafael, Nuno Moutinho, Paulo Carreira e Vasco Portugal, a Sensei utiliza um serviço de pagamento automático por reconhecimento de imagem, que permite a qualquer pessoa entrar numa loja/ supermercado, fazer as suas compras e sair, evitando as filas das caixas. A tecnologia desenvolvida pela startup com ADN do Técnico já está ao alcance dos consumidores, e para perceber as suas vantagens  e potencialidades basta deslocar-se ao Continente Labs, no Arco do Cego, a primeira loja de uma marca europeia totalmente autónoma.  Em abril deste ano a empresa angariou 5,4 milhões de euros para reforçar a expansão europeia.

Criado pela Startup Lisboa em 2019,  o galardão visa reconhecer e premiar o empreendedor ou equipa de empreendedores de um projeto com atividade permanente em Portugal que se destaque pela sua capacidade de liderança e pela evolução ao longo do ano. Esta edição contou com o apoio financeiro dos fundadores da Startup Lisboa – Câmara Municipal de LisboaIAPMEI e Montepio Geral, e ainda com um novo patrocinador: a Semapa NEXT, responsável pela entrega do galardão.